As mulheres estão se preocupando mais com produtos de beleza do que
há cinco anos. Segundo a pesquisa "Mais feminino – A beleza da mulher
brasileira", do Data Popular, cinco em cada 10 brasileiras compram e se
fidelizam mais às marcas atualmente do que no passado, chegando a um
índice de 52%. Para 35,3% delas, o setor é indiferente e 12,7% dão uma
importância menor.
A preocupação das brasileiras se reflete na movimentação do mercado:
foram R$ 53,5 bilhões gastos com beleza no primeiro semestre de 2012.
Ainda que as compras não sejam realizadas apenas por consumidoras, são
elas que determinam grande parte do destino do dinheiro na categoria. Na
compra de produtos masculinos, por exemplo, elas já correspondem a
93,2% do total de compradores.
Na hora da decisão, a prioridade é pela qualidade: 63,7% das
brasileiras se preocupam mais com o produto do que com o preço, 18,5%
buscam qualidade, 14,3% priorizam o preço em relação à qualidade e 3,5%
consideram apenas o preço.
Entre as consumidoras que adquirem produtos de beleza com certa
frequência, sete em cada 10 compram pelo menos duas vezes por mês,
representando um índice de 37,1%. Em seguida estão as que compram pelo
menos uma vez ao mês, com 26,9%, e de três a cinco vezes ao mês, com
23,7%. As que consomem mais de cinco vezes ao mês correspondem a 9,2% e
3,1% delas não compram mensalmente.
A fidelidade também é característica fundamental de consumo para as
brasileiras. Perfume e desodorante (60,6%), limpeza facial (52,3%),
tintura para cabelo (51,7%) e protetor solar (50,3%) são os produtos
mais comprados levando em conta a marca.
Postado por Cíntia Pfeifer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário