Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Criação de um novo produto: Desodorante AXE Feminino


Introdução

            O presente trabalho foi realizado com o intuito de apresentar um novo produto (fictício) no mercado, o novo desodorante feminino fabricado pela marca Unilever, o Axe Feminino, estudar a sua viabilidade, os pontos de distribuição, como será a sua divulgação no mercado e o valor que nele será agregado.
            O Axe Feminino foi criado com o conceito de inovação no segmento de desodorantes para mulheres, assim como o já existe desodorante Axe Masculino, irá explorar o lado mais sedutor das mulheres, fazendo-as sentirem-se assim, mais lindas, atraentes e sedutoras.
            A escolha desse produto deve-se a tentativa da introdução de um mais um produto do segmento de desodorantes femininos a disposição do seu público alvo, que são as mulheres. Um produto que fuja do trivial, que desperte novas e diferentes sensações em suas consumidoras.

Apresentação da Empresa

            A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos. A Unilever completa, em 2012, 83 anos de atuação no Brasil.

Detalhamento dos 4 P’s

Produto

            A linha de desodorantes AXE, até então exclusivamente criada para o público masculino, chega ao mercado em versão feminina. O produto chega ao mercado em uma fragrância Excite, com o sedutor aroma floral e místico. A embalagem feminina vem em mesmo formato do masculino, porém inova nas cores. A tampa originalmente preta surge em tom rosa com o restante da embalagem cinza em tons roxos, com a intenção de expressar maior feminilidade.
            O desodorante feminino AXE encontra-se na versão aerossol antitranspirante, em uma embalagem de alumínio, com tampa plástica, que contém 152 ml(90g).
            Sua fórmula é desenvolvida exclusivamente para oferecer 48 horas de proteção para a pele sensível feminina. Seu perfume floral e mistico proporciona um aroma leve, porém sedutor e afrodisíaco, realçando a personalidade feminina.





Preço

FORMAS DE PAGAMENTO
- com cartões de crédito – a vista ou para 30 dias – e se levar quatro desodorantes ou mais, parcelado em 1+1.
- com cheques – a vista ou pré-datado.
- em dinheiro a vista.
PREÇO PROMOCIONAL – R$10,49
PREÇO NÃO PROMOCIONAL – R$11,99
PESQUISA DE PREÇO: realizamos uma pesquisa de preço baseada nos desodorantes AXE masculinos e agregamos valor por ser um produto especial para mulheres que querem arrasar na hora da conquista.
ANÁLISE DE PREÇO: nossa análise de preço baseou-se na embalagem do produto que é uma embalagem moderna e sofisticada, com tampa metalizada. Desodorante AXE aerossol seco de qualidade excelente que não mancha as roupas pretas.

Distribuição

            No planejamento de marketing, um ponto fundamental é pensar como os produtos serão disponibilizados aos clientes, ou seja, como eles sairão da empresa e chegarão até os consumidores-alvos. Distribuir produtos AXE FOR WOMEN e entregá-los no local certo, em quantidade suficiente, no momento exato e com os serviços necessários à sua venda.
            A distribuição é feita de maneira indireta, pois é necessária a utilização de distribuidoras para levar o produto da fábrica até os pontos de vendas, que variam entre farmácias, perfumarias, supermercados e lojas online. O produto acabado sai da fabrica e chega aos pontos de comercialização através de transportadoras terceirizadas pelo próprio fabricante.
            Os desodorantes AXE FOR WOMEN destinados exclusivamente ao publico feminino, tem como ponto chave para atrair a clientela um estilo totalmente novo e irreverente, um aroma floral e místico para agradar desde as adolescentes, mulheres modernas até as de meia idade. As vendas em farmácias e supermercados facilitam o contato com o publico feminino alvo que se centraliza nessas zonas. A quantidade do produto determinada pelo comprador é mandada de acordo e chega na hora, no dia e no local combinados. Entre 5 e 10 são mandados a mais caso algum venha com defeito ou estrague no percurso.

Comunicação

Propaganda:

            É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.
No caso do desodorante Axe feminino, é preciso criar uma história de sedução, feminilidade, como:
- Campanhas publicitárias que rompem padrões, com uma linguagem moderna e jovem, conquistando o consumidor pelo humor inteligente.
- Propagandas audaciosas;
- Criar uma história matadora para mostrar ao cliente o porquê aquele produto é essencial;
- A empresa precisa ter uma reputação, para que o cliente realmente veja que aquele produto é fantástico.
            Se uma empresa nova conta uma bela história, as pessoas passam a olhar pra ela e experimentar. Se a história for verdadeira e coerente, elas acabam confiando e tornando-se clientes. Caso contrário, se a história for uma fraude, uns poucos vão continuar comprando e caindo no conto da carochinha.


Promoção de Vendas:

            A promoção de vendas é uma estratégia de marketing que não depende de grandes investimentos e tem o objetivo de aumentar o volume de vendas dos seus produtos ou serviços durante um determinado período de tempo. Como:
                   
- Identificar qual o alvo da promoção;
- Oferecer aos clientes oferta de prazos especiais;
- Vale-brindes;
- Sorteios;
- Jogos;
- Aproveitar o aniversário da empresa para oferecer preços e condições especiais. Já que essa estratégia será usada uma vez por ano, promova o dia, a semana e o mês de aniversário.

Relações Públicas:

            O objetivo do profissional de Relações Públicas é liderar o processo de comunicação nas empresas, objetivando a compreensão e a persuasão nos negócios.
            Com o Axe feminino a meta será destacar-se pelas campanhas publicitárias que rompem padrões, com uma linguagem moderna e jovem, conquistando o consumidor pelo humor inteligente.


Vendas Pessoais:

            A venda pessoal, ou a venda direta, é um dos instrumentos que compõem a comunicação de marketing, ao lado de elementos como propaganda, promoção de vendas, marketing direto, internet, relações públicas, merchandising e publicidade. É a única parte do composto de comunicação de marketing em que a comunicação é realizada de forma pessoal e direta entre a empresa e seus clientes ou consumidores.
            A venda pessoal é um processo de comunicação interativo que permite flexibilizar as mensagens do vendedor, de acordo com necessidades, desejos, crenças e valores dos clientes, que, geralmente, são diferentes entre si.
O objetivo do desodorante é se aproximar dos consumidores por meio das novas ferramentas, como a interação online, posicionamento de marca, sustentação da verdade.

Marketing Direto:

            Quando a estratégia de produto de uma empresa é fraca, cabe muitas vezes, equivocadamente ao marketing fazer com que a empresa continue sendo competitiva.
            E por isso o marketing é o principal responsável para a competitividade de uma marca.
            Axe feminino é um desodorante que precisa saber entregar relevância para seu público, saber o que ele quer, online e off-line. Seu público alvo são as mulheres que estão na fase do jogo da conquista.
            O desejo comum dos consumidores, é um fator de sobrevivência dos anunciantes, é tirar o consumidor de trás dos bastidores e colocá-lo em cena na companhia. Ouvir e aprender.

0 comentários:

Postar um comentário