Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pesquisa aponta as marcas que têm as ações sustentáveis mais conhecidas pelos consumidores brasileiros

A empresa de pesquisa de mercado GFK Brasil realizou para a revista Consumidor Moderno um levantamento a sustentabilidade em relação a empresas e consumidores. Entre outros dados, o estudo aponta quais ações sustentáveis de empresa mais repercutem no Brasil e até que ponto os consumidores se envolvem em projetos sustentáveis das companhias.
A rede McDonald's com a campanha "McDia Feliz" se destaca em 2012 não só como a mais conhecida - 97% dos entrevistados já tinham ouvido falar na causa -, mas também a que apresenta o maior nível de adesão, tanto com quem já participou (71%) quanto para quem ainda participa (40%).
Na 2ª posição aparecem três marcas: Hering, com a campanha "Câncer de mama no alvo da moda", e Avon com a causa "Contra o câncer de mama", foram apontadas por 75% dos respondentes. O Bradesco, por meio da Fundação Bradesco, também ficou em segundo lugar, sendo de conhecimento de 70% dos participantes.
O 3º lugar ficou com a Porto Seguro (68% conheciam a causa "Trânsito + gentil"); Itaú (64% sabiam do Itaú Cultural); O Boticário, com sua ação de "Proteção à Natureza", e Coca-Cola, com a causa "Viva Positivamente", foram apontadas por 62% das pessoas ouvidas.
Projeto Causas 2012
O "Projeto Causas" já havia sido realizado em maio de 2011, mas foi retomado em 2012, com objetivo de entender a evolução do comportamento da população durante esse período.
Foram mais de mil entrevistas em todas as regiões brasileiras, com homens e mulheres de 12 a 56 anos, pertencentes a todas as classes sociais (ABCDE).
Os pesquisadores apresentaram uma lista abrangente de causas sustentáveis corporativas – com lemas que iam de proteção à natureza a consumo consciente, passando por combate à violência doméstica e empreendedorismo juvenil - e pediram aos entrevistados que assinalassem aquelas sobre as quais já tinham ouvido falar.
Os participantes também indicaram as ações de que tinham participado entre as empresas com as causas que já conheciam. A forma com que se deu a participação do entrevistado na causa também foi questionada.
Conclusões
A auditoria mostra o comportamento da população perante o tema sustentabilidade empresarial.
Os temas que mais motivam a participação ou contribuição dos consumidores com alguma causa são: Educação (76%), Saúde e Qualidade de Vida (74%) e Meio ambiente (73%).
Nos dois anos da pesquisa, 93% responderam considerar muito importante o envolvimento de uma empresa em causas diversas (sociais, ambientais, políticas, educativas, culturais, etc.). Dos entrevistados, 41% em 2012, e 43% em 2011, declararam participar ou contribuir para alguma causa social ou ambiental.
Os principais motivos que levam as pessoas a engajar em uma causa social também foram apurados: fazer a diferença para um mundo melhor (84% em 2012 e 83% em 2011); exercer o papel de cidadão (80% em 2012 e 83% em 2011); "sentir-se útil" (67% em 2012 e 65% em 2011).
Foi verificado ainda, que existe pré-disposição por parte de 96% dos respondentes em comprar produtos de outra marca/empresa se esta vier a contribuir com causas das quais o entrevistado já participa.
O estudo foi realizado por meio de entrevistas quantitativas online e foram a campo entre os dias 31 de maio e 3 de junho deste ano. A íntegra está publicada na edição de junho da revista Consumidor Moderno. 


Postado por Cíntia Pfeifer

0 comentários:

Postar um comentário