A empresa de pesquisa de mercado GFK Brasil realizou para a revista
Consumidor Moderno um levantamento a sustentabilidade em relação a
empresas e consumidores. Entre outros dados, o estudo aponta quais ações
sustentáveis de empresa mais repercutem no Brasil e até que ponto os
consumidores se envolvem em projetos sustentáveis das companhias.
A rede McDonald's com a campanha "McDia Feliz" se destaca em 2012 não
só como a mais conhecida - 97% dos entrevistados já tinham ouvido falar
na causa -, mas também a que apresenta o maior nível de adesão, tanto
com quem já participou (71%) quanto para quem ainda participa (40%).
Na 2ª posição aparecem três marcas: Hering, com a campanha "Câncer de
mama no alvo da moda", e Avon com a causa "Contra o câncer de mama",
foram apontadas por 75% dos respondentes. O Bradesco, por meio da
Fundação Bradesco, também ficou em segundo lugar, sendo de conhecimento
de 70% dos participantes.
O 3º lugar ficou com a Porto Seguro (68% conheciam a causa "Trânsito +
gentil"); Itaú (64% sabiam do Itaú Cultural); O Boticário, com sua ação
de "Proteção à Natureza", e Coca-Cola, com a causa "Viva
Positivamente", foram apontadas por 62% das pessoas ouvidas.
Projeto Causas 2012
O "Projeto Causas" já havia sido realizado em maio de 2011, mas foi
retomado em 2012, com objetivo de entender a evolução do comportamento
da população durante esse período.
Foram mais de mil entrevistas em todas as regiões brasileiras, com
homens e mulheres de 12 a 56 anos, pertencentes a todas as classes
sociais (ABCDE).
Os pesquisadores apresentaram uma lista abrangente de causas
sustentáveis corporativas – com lemas que iam de proteção à natureza a
consumo consciente, passando por combate à violência doméstica e
empreendedorismo juvenil - e pediram aos entrevistados que assinalassem
aquelas sobre as quais já tinham ouvido falar.
Os participantes também indicaram as ações de que tinham participado
entre as empresas com as causas que já conheciam. A forma com que se deu
a participação do entrevistado na causa também foi questionada.
Conclusões
A auditoria mostra o comportamento da população perante o tema sustentabilidade empresarial.
Os temas que mais motivam a participação ou contribuição dos
consumidores com alguma causa são: Educação (76%), Saúde e Qualidade de
Vida (74%) e Meio ambiente (73%).
Nos dois anos da pesquisa, 93% responderam considerar muito
importante o envolvimento de uma empresa em causas diversas (sociais,
ambientais, políticas, educativas, culturais, etc.). Dos entrevistados,
41% em 2012, e 43% em 2011, declararam participar ou contribuir para
alguma causa social ou ambiental.
Os principais motivos que levam as pessoas a engajar em uma causa
social também foram apurados: fazer a diferença para um mundo melhor
(84% em 2012 e 83% em 2011); exercer o papel de cidadão (80% em 2012 e
83% em 2011); "sentir-se útil" (67% em 2012 e 65% em 2011).
Foi verificado ainda, que existe pré-disposição por parte de 96% dos
respondentes em comprar produtos de outra marca/empresa se esta vier a
contribuir com causas das quais o entrevistado já participa.
O estudo foi realizado por meio de entrevistas quantitativas online e
foram a campo entre os dias 31 de maio e 3 de junho deste ano. A
íntegra está publicada na edição de junho da revista Consumidor Moderno.
Postado por Cíntia Pfeifer
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