O consumidor on-line quando
navega pela rede tem três objetivos, três necessidades básicas que são como um
farol-guia e nos ajudam a entender seu comportamento. Elas são: informação,
diversão e relacionamentos.
O
consumidor busca informação
Na busca por informação, o
consumidor sabe, por experiência, que a Internet é uma grande fonte de
informações, e que as ferramentas de busca são a porta de entrada para
encontrá-las. Assim, toda vez que necessita de uma informação, o consumidor
elabora uma pergunta, na forma de um conjunto de palavras, e por meio de uma
ferramenta de busca faz a pesquisa e utiliza os resultados para se informar e
instruir.
Com o tempo essa busca leva
ao reconhecimento de lugares úteis, que transcedem as ferramentas de busca e
que atendem a interesses específicos. É o caso da Wikipedia, uma grande
enciclopédia colaborativa, com uma infinidade de verbetes em diversos idiomas.
Outro exemplo é o Babylon, uma ferramenta de tradução muito utilizada, que
possibilita a tradução de conteúdo de vários idiomas, por meio de palavras ou
frase inteiras.
Esses ambientes criam fãs e,
com o tempo, um grande volume de consumidores associa o site a um nicho de
informação específica, como: Wikipedia = Enciclopédia e Babylon = Dicionário.
O
consumidor quer diversão
Na busca por diversão, o
consumidor acessa jogos on-line, sites de piadas e charges, sites de vídeos e
animações, além de dezenas de outras opções de entretenimento on-line, No tema
diversão, o boca-a-boca parece ser o meio mais eficiente de divulgação, e a
qualidade do ambiente criado, um fator fundamental para a fidelidade dos
consumidores.
Sites como o charges.com.br,
o www.ojogos.com.br. Club Penguin e uma infinidade de jogos de diferentes
estilos criam verdadeiras tribos de fãs.
A diversão é, sem dúvida, um
dos pilares que sustenta a entrada de novos usuários na Internet.
O
consumidor estabelece relacionamentos
Na busca por relacionamento,
o consumidor tem dois tipos de atividades: a comunicação instantânea e as redes
sociais. O MSN e o Orkut são, no Brasil, os exemplos mais claros e amplamente
utilizados dessas duas modalidades.
A comunicação instantânea é
um fenômeno muito forte, em especial nas novas gerações, que utilizam o MSN, o
Skype e o Google Talk como as gerações anteriores usavam o telefone. O e-mail
perde cada vez mais espaço, e as aplicações com funcionalidades integradas, com
mensagens instantâneas, vídeo e voz, representam uma tendência consolidada.
As redes sociais consistem
em um fenômeno e, junto com os blogs e outros sites colaborativos, criam as
chamadas mídias sociais. Elas integram perfis e comunidades, criando para o
consumidor uma agradável sensação de proximidade com todos. Formam um fenômeno
cultural em constante ascensão e, por serem colaborativas na essência, estão em
constante transformação.
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