"Mais do que conhecimentos técnicos, profissionais precisam ter atitude, prever os movimentos do mercado e dialogar na língua dos diferentes departamentos das companhias"
Conhecimentos que fazem diferença
Além de ter passado por diferentes áreas do Marketing, na visão das companhias o candidato precisa saber traduzir suas ideias para os setores empresariais de maneira clara. Deve ter conhecimento sobre ferramentas analíticas quando precisar se relacionar com a área financeira, apresentando números que justifiquem suas escolhas. Ao lidar com o setor de vendas, o profissional também deve estar apto a desenvolver estratégias de sell in e sell out que atendam às demandas do varejo.
“Experiência na área de Trade Marketing pode ser considerada um diferencial, pois uma das necessidades das empresas é encontrar funcionários que entendam o funcionamento do canal. Conhecimentos em estratégias de Pricing também são válidas e agregam valor ao currículo do profissional, demonstrando que o candidato compreende o comportamento do consumidor e das sazonalidades”, reforça Danielle.
Desafios encarados pelos gestores
Entre os principais desafios que se apresentam para os gestores de Marketing, o tempo é um dos maiores. Por isso, as empresas buscam profissionais que estejam antenados à economia e às tendências e que saibam arriscar quando for o momento certo. O conhecimento e a experiência na área de Inteligência de Mercado se apresentam como atributos relevantes para os candidatos aos cargos.
“Hoje, desenvolver e lançar um produto no curto prazo, gerando receita e se antecipando em relação à concorrência é uma das tarefas mais difíceis para os gestores de Marketing. Outra preocupação que se mantém constantemente na agenda das companhias é a questão do apagão de liderança”, ressalta Daniela Ribeiro, Gerente Sênior das divisões de Engenharia, Vendas e Marketing da Robert Half, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Saber inovar é outro desafio para os gerentes e diretores de Marketing. Principalmente quando trabalham com um portfólio de marcas extenso, que envolve públicos diferentes, como no caso da Ambev. “Não buscamos apenas perfis técnicos. Atitudes e aspectos comportamentais fazem grande diferença na escolha desses profissionais, que são gerados, em sua maioria, dentro das próprias companhias. Mesmo sendo líder de mercado, não podemos nos acomodar e a inovação é a chave para alcançar este objetivo”, afirma Isabella Garbers, Gerente de Recrutamento e Seleção da Ambev, em entrevista ao portal.
Novas mídias e a preocupação com a sustentabilidade
A experiência internacional continua sendo considerada um diferencial, mais já deixou de ser requisito, exceto para quem pretende trabalhar em projetos de multinacionais. Nesse momento, o conhecimento sobre o mercado local pode ajudar bastante ao profissional que deseja galgar postos mais altos na hierarquia empresarial. Outro valor que deve ser considerado é a preocupação com a sustentabilidade.
“Qualidades como inovação e alinhamento ao desejo do consumidor são aspectos importantes, mas a busca por fazer do mundo um lugar mais sustentável precisa ser uma constante no comportamento desses profissionais. Este tipo de predisposição demonstra o quanto os gestores estão em sintonia com os valores da empresa”, acredita Antônio Nunes, Gerente de Recursos Humanos da P&G Brasil, em entrevista do Mundo do Marketing.
Conhecer as novas mídias e o seu papel como ferramentas para as empresas é mais uma característica que as companhias buscam nos gestores de Marketing. “Estamos vivenciando um crescimento das oportunidades no canal digital, sobretudo cargos para gerentes de e-commerce que estejam preparados para desenvolver posicionamentos de produtos na web. A internet ainda tem muito a ser explorada e todos os cargos das companhias estão aprendendo em conjunto sobre o seu potencial”, diz Daniela, da Robert Half.
Fonte: http://migre.me/8K4Ul
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