Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

P&G e Carrefour lançam ação em comemoração aos Jogos Olímpicos 2012

A Procter & Gamble (P&G) lançou no Brasil a ação "Compre, doe e ganhe", na qual consumidores que adquirirem produtos da marca em estabelecimentos do Carrefour no país contribuirão com a reforma de três quadras esportivas de comunidades carentes de Peinha e Campo do Murão, em São Paulo, e Madureira, no Rio de Janeiro.
As vendas serão revertidas para a CUFA – Central Única das Favelas –, que será responsável pela reforma das áreas esportivas das comunidades. Essa iniciativa reforça a campanha lançada para os Jogos Olímpicos 2012 da P&G "Obrigado, mãe!", lançada recentemente e que tem como objetivo celebrar e reconhecer as mães, no mundo todo.
A divulgação da campanha contará com ampla distribuição de panfletos explicativos nas lojas e materiais no ponto de venda. A ação faz parte de uma parceria global entre o Carrefour e a P&G e terá divulgação simultânea em diversos países.

Postado por Cíntia Pfeifer

Anatel determina medidas corretivas para envio de publicidade pelo celular

Os usuários de telefonia móvel receberão, entre os dias 20 de julho e 20 de setembro, no aparelho celular, uma mensagem de texto (SMS) por meio da qual poderão manifestar sua intenção de não mais receber mensagens de cunho publicitário de sua respectiva operadora. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A mensagem de texto será enviada a todos os usuários do serviço móvel que contam na base de opt-in, com o seguinte teor: "Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX".
Em regra, a mensagem publicitária só pode ser enviada aos usuários que optaram previamente pelo seu recebimento. Tal aceite é conhecido como opt-in.

O objetivo da medida, segundo a Anatel, é corrigir a base de opt-in das prestadoras, cujos contratos e regulamentos de promoção traziam cláusula com obrigatoriedade de recebimento de mensagens publicitárias pelo usuário, ou seja, sem conceder ao usuário o direito de opção.
Caso não queira mais receber mensagens publicitárias, o usuário deve responder o SMS para o número atribuído pela prestadora. Ao enviar a mensagem para esse número, ele receberá novo SMS: "Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora".
As prestadoras devem ainda destinar espaço visível em sua página na internet com informações a respeito da medida de correção da base de opt-in.
A Anatel também determinou às prestadoras que incluam em seus contratos uma cláusula em que o usuário assinale se deseja ou não receber mensagens publicitárias, além da anulação de qualquer disposição em contrário contida em regulamentos de promoção.

Postado por Cíntia Pfeifer

Artistas e atletas incentivam público a tomar parte de campanha beneficente da Havaianas

A agência AlmapBBDO lançou uma campanha para a Havaianas, que está completando 50 anos, para divulgar a edição comemorativa da sandália que terá o dinheiro da venda revertido para a Unicef, que tem o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes dos municípios do Brasil.
A ação, intitulada "Eu me viro para ajudar", conta com a participação de atletas e artistas, como Bebeto, Carol Castro, Mateus Solano, Kayky Britto, Lázaro Ramos, Vanessa Giácomo, Wanessa Camargo, Tiago Abravanel e Popó e está sendo realizada na página brasileira da marca no Facebook.
Num vídeo que está na página, é o próprio Lázaro Ramos, embaixador da Unicef no Brasil, quem convida os brasileiros a tomar parte da campanha. Para participar, basta tirar uma foto de frente e de costas e colocar nas redes sociais e na fan Page das Havaianas com a frase "Eu me viro para ajudar. E você?". O objetivo da campanha é estimular a venda da edição especial das sandálias para que a Unicef receba os recursos e possa realizar seus programas no país. 


Postado por Cíntia Pfeifer

quarta-feira, 27 de junho de 2012

7 coisas que você deve aprender sobre marketing com Philip Kotler

Com cinco milhões de cópias vendidas de seus livros e traduzido em mais de 40 países, Philip Kotler recebeu um status que poucos estudiosos e professores já conquistaram. Considerado o principal nome do marketing atual e a sexta pessoa mais influente do mundo pela Wall Street Journal, ele se tornou uma lenda viva ao ser o detentor de muitas teorias estudadas nas universidades e utilizadas pelas empresas em todo o planeta.

Apesar de seus 81 anos, Kotler ainda mostra disposição ao circular pelo mundo disseminando seus conceitos em palestras e consultorias. Pela primeira vez em Recife, o estudioso ministrou o seminário HSM Marketing 3.0 e abordou para uma plateia de mais de mil executivos sobre alguns pontos essências do marketing em uma nova economia conectada por redes.
Veja sete características do novo Marketing apontadas por Kotler:

1 - O antigo marketing morreu

"O marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais", destaca Philip Kotler.
E o professor relata um exemplo bem atual: "Hoje, quando você vai comprar um carro, você não vai simplesmente entrar na concessionária para saber do veículo, você vai perguntar aos seus cinco mil amigos no Facebook. No novo marketing, os consumidores estão mais inteligentes e bem informados", contou Kotler.
Segundo o professor, qualquer empresa que faz uma promessa que não pode cumprir terá problemas. "As empresas estão em um grande aquário e todo mundo pode ver o que está acontecendo dentro", compara.

Foto: Lola Studio 

2 – A inovação deve ser incansável

"Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem escolhas", indaga o professor Kotler. Para ele, "não basta ter apenas uma cultura de inovação, é preciso mantê-la constantemente, porque o mundo não para".
Kotler destaca que é exatamente isso que as grandes empresas mundiais como a Apple, Intel, Amazon e McDonald's fazem e é por isso que elas conseguem se manter no topo por muito tempo.
Ele ainda ressalta que não manter essa postura de inovação é a forma mais rápida de uma empresa falir, assim como aconteceu recentemente com a Kodak, que pediu concordata nos EUA. "Como as empresas morrem? Quando alguma tecnologia começa a ficar obsoleta e as empresas não querem abandonar o sistema. Às vezes tem muito dinheiro investido na antiga tecnologia", destaca Kotler.

3 – Conheça seus consumidores

Kotler defende as empresas que apostam em um marketing segmentado. Para ele, se antes era o marketing de massa o mais comum para atingir o maior número de pessoal, agora a tendência é justamente o micromarketing ou marketing de precisão. Ou seja, é preciso conhecer de perto os seus consumidores.
Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços que se aproximam mais das necessidades dos clientes. Esse pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação.

Foto: Lola Studio 

4 – Use o planejamento, pense no marketing em direção ao futuro

Philip Kotler defende que o departamento de Marketing deve ser um setor parceiro do planejamento estratégico, um elemento propulsor do crescimento da empresa. Ele relata que ainda hoje muitos desses setores se preocupam apenas com a publicidade e em elaborar comerciais, enquanto o objetivo deve atingir todos os 4Ps do Marketing (produto, preço, promoção e praça). "O marketing é um processo que deve passar por quatro etapas: planejamento, gestão, execução e mensuração", destaca.
Para Kotler, apesar de ser difícil fazer previsões em longo prazo, é importante também criar alguns cenários do que pode estar por vir. Essa é uma forma de tomar direções com menos probabilidade de erros para o futuro de uma ação ou da própria empresa.

5 - Intensifique suas ações nas redes sociais e conte histórias

Uma das formas de conquistar fãs de uma marca, segundo Kotler, é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes. Dessa forma, as pessoas se sentem mais próximas da organização.
Uma excelente plataforma para fazer isso são as redes sociais. No entanto, o professor alerta sobre a forma de utilizar essa mídia: "Não use o Facebook para vender seu produto, use para fazer relações", afirma.
O professor destaca que duas empresas sabem fazer isso muito bem: a Coca-Cola e o McDonald's. "Eles sabe contar histórias diferentes para mães, para crianças, para idosos. Eles têm formas de se comunicar com diferentes grupos e utilizam muito bem o marketing narrativo", declara.

6 - Chame seus consumidores para desenvolverem seus produtos com você

Kotler defende a tese da cocriação nos negócios e no marketing atual. Ela permite de alguma forma que o cliente ou usuário faça parte do processo criativo e produtivo da empresa.
"Não e só testar um produto. Chame o consumidor para participar da criação dele. A Harley-Davison, a Lego, a GM e a Lexus são alguns expoentes nessa linha. A Lego, inclusive, pede ajuda a crianças para desenvolver seus novos produtos", destaca o professor.
E Kotler explica que esse tipo de ação é até possível com campanhas, como fez a marca de salgadinhos da Doritos. "Eles pediram para as pessoas ideias para sua nova campanha de marketing e receberam mais de 10 mil sugestões diferentes".

7 – Tenha responsabilidade socioambiental em suas ações

Baseado em sua teoria de Marketing 3.0, Kotler destaca que os consumidores de hoje estão consumindo de empresas que possuem cada vez mais uma preocupação com algum tipo de questão socioambiental.
Para ele, o futuro das empresas deve estar alinhado com essas diretrizes e com elas possuírem visão, missão e valores. "Entre aquilo que é certo e aquilo que é lucrativo, as empresas 3.0 preferem o certo. Elas abrem mão de algum lucro momentâneo para embutir em seu DNA um padrão de responsabilidade social", afirma.
Kotler destaca que se antes a máxima era: "o que é bom para a empresa, é bom para a sociedade', hoje, "o que é bom para a sociedade, é bom para a empresa".


Postado por Cíntia Pfeifer

Em parceria, Mormaii e Venko lançam celular "indestrutível"

Um celular "indestrutível". Esta é a proposta das empresas Mormaii e Venko que juntas lançaram um aparelho à prova d´água e de impactos. Inicialmente batizado de Mormaii power by Venko, o produto foi desenvolvido especialmente para o público jovem com gosto para aventura e esportes.
O celular possui funções como localização por GPS, bússola, altímetro e barômetro. A novidade também possui acesso à internet, e-mail, Skype, além de câmera integrada e mp3/mp4.
A seleção de um nome para o celular começará a ser feita durante a exposição Eletrolar Show, de 3 a 6 de julho, no Transamérica Expocenter, em São Paulo. Quem visitar o stand da Mormaii poderá concorrer ao novo celular sugerindo um nome para o aparelho.
Cinco sugestões serão selecionadas e postadas no Facebook da empresa. No período de 7 a 23 de julho, o nome mais curtido pelos visitantes será o escolhido para batizar o celular. 


Postado por Cíntia Pfeifer

Jean-Paul Gaultier lança novas embalagens para a Diet Coke

Desde que assumiu, no lugar de Karl Lagerfeld, o posto de diretor criativo da Diet Coke, o designer francês Jean Paul Gaultier já promoveu diversas ações. Além de lançar edições limitadas de embalagens para a marca, trabalhou em parceria com o diretor Wolkoff Arnodin na produção de três curtas-metragens onde ele mesmo atuou.

As primeiras garrafas criadas pelo estilista trazem suas marcas registradas, a blusa listrada conhecida como Breton Stripes, o sutiã cone e a silhueta feminina tatuada que remete aos frascos de seus perfumes.
Esta semana, a Diet Coke apresentou mais um lado da campanha. Inspirada no universo retrô das pin ups, com o rosto de Gaultier no lugar da modelo. Mas, infelizmente, as garrafinhas estão disponíveis apenas na Europa.

O estilista deve permanecer no controle criativo ainda por oito meses e até lá, além de criar novas embalagens, Gaultier produzirá todo conteúdo do site, o conceito de varejo e campanhas publicitárias. Além dele, outros estilistas renomados já ocuparam o cargo, como a Marni, Mathew Williamson, Gianfranco Ferré e Roberto Cavalli.
Veja os modelos das garrafinhas: 


Postado por Cíntia Pfeifer

Burger King vai estampar calção do lutador Anderson Silva no UFC 148

Anderson Silva e Burger King renovaram parceria. Desta vez, a rede de fast food terá seu logotipo estampando o calção do lutador no UFC 148, no próximo mês.
O curitibano de 37 anos, considerado por muitos como o melhor lutador de MMA (Mixed Martial Arts) da história, entrou na fase final de preparação para a luta contra o americano Chael Sonnen, dia 7 de julho, em Las Vegas. Não é a primeira vez que a rede tem parceria com o lutador. Em 2011, Silva protagonizou dois comerciais da marca criados pela Ogilvy&Mather, um para TV e outro para internet. Essa foi umas das campanhas de maior repercussão no ano passado. O campeão estrelou a campanha de lançamento do sanduíche Mega BK Stacker, que teve como conceito "Tão assustador que você afina".
As outras patrocinadoras do brasileiro são Budweiser e Nike. Todos as negociações que envolvem o lutador são intermediadas pela agência 9ine.







Postado por Cíntia Pfeifer

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Carrefour é a marca francesa mais admirada pelos executivos brasileiros, revela pesquisa

O Carrefour é a marca mais admirada pelos executivos brasileiros, segundo o estudo da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), realizado pela Deffinity Pesquisa. O instituto ouviu 500 diretores e gerentes de grandes empresas de quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. A rede de varejo alcançou uma aprovação de 24%. Na segunda e na terceira colocações, há duas montadoras: Renault (23%) e Peugeot (14%).
"O objetivo do estudo, que está em sua oitava edição, é entender as necessidades do mercado nacional e analisar quais características são associadas aos produtos e serviços fabricados na França", explica Sueli Lartigue, diretora da CCFB de São Paulo. Os fatores preponderantes para uma marca ser citada são o destaque no setor de atuação, a credibilidade no mercado e a experiência satisfatória.
Além de serem interpelados sobre a marca francesa que mais admiram, os entrevistados foram consultados sobre a imagem que os executivos brasileiros têm da França. Os dados apontam que 70% deles têm uma boa impressão, 18% avaliam como excelente e apenas 1% como ruim ou péssima.

Postado por Cìntia Pfeifer

Por favor, abra a mente

Como se faz uma promoção hoje em dia? É igual há 20 anos? Certamente não. Antes disso: como nasce e como se desenvolve um planejamento estratégico em pleno século XXI? Algumas poucas coisas não mudaram, é verdade, mas muitas se transformaram e alteraram de forma avassaladora a forma como se faz Marketing. Não vou elencá-las. Para ficar apenas na seara promocional, multiplicaram-se os pontos de contato com o consumidor e as dificuldades de acessá-lo. Para chamar a sua atenção, envolvê-lo e aumentar as vendas, é necessário se reinventar.

Semana passada, uma discussão me chamou atenção. Na verdade, uma tentativa de discutir, durante o julgamento de um prêmio, sobre a essência do Marketing Promocional. Enquanto uma minoria defendia uma essência de 20 anos atrás, a maioria olhava para o presente e enxergava outras possibilidades diante de uma realidade bem diferente. É importante dizer que não há nenhum problema com a disciplina, mas sim na visão de profissionais que não olham o mundo em sua volta. O próprio julgamento dos trabalhos mostrou isso.

Pouquíssimos cases saíram do comum e chamaram atenção pela inovação, enquanto outros fizeram mais do mesmo e sequer foram considerados. Mas houve aqueles que realizaram o trabalho de casa bem feito, seguindo as regras do mercado atual, e conseguiram seus prêmios. Isso mostra como ainda há uma minoria, que infelizmente não é tão minoria assim, que pensa como se estivéssemos no século XIX. Ficou provado que as ações embasadas num modelo de 20 anos atrás não são mais suficientes para entregar os resultados exigidos em 2011 e daí para frente. O mundo mudou e o Marketing deve mudar. Simples assim.

Conceitos do passado não fazem mais sentido no Marketing de hoje

Pensamento de vanguarda

Isso não vale apenas para o Marketing Promocional. Vale principalmente para a estratégia, para o modelo de negócio e o modelo de gestão das empresas. O Marketing de toda companhia deve representar a vanguarda de pensamentos, planos e ações. E, como sempre, deve ser holístico, perpassar toda a organização, desde a estratégia até o café servido aos visitantes.

Quem trabalha com Marketing precisa capitanear as mudanças, preparar a empresa para os novos desafios, sem ficar pensando como se o mundo fosse o mesmo da época dos dinossauros. Seria o começo do fim. Já temos muitas áreas engessadas e retrógradas dentro das empresas. O Marketing tem que ser diferente e provar que não é só um departamento que gasta dinheiro.

Quem deixa de ver as mudanças pelas quais as pessoas, o mercado e o Marketing passaram não quer enxergar a realidade e não está preocupado com o futuro do seu negócio. Ficar preso a conceitos e modelos de 10, 15, 20 anos atrás é como jogar uma ancora no meio do mar e ficar parado no tempo. Só que até o mar mudou e um tsunami pode afundar o seu barco em questão de segundos.


Postado por Cíntia Pfeifer

Marketing Olfativo se estabelece como alavanca de vendas

O Marketing Olfativo tem se ampliado e amadurecido no Brasil. A criação de identidades para as marcas a partir dos cheiros tem sido tão bem sucedida que, em alguns casos, os consumidores chegam a querer levar os aromas dos pontos venda para suas casas. A oportunidade foi percebida por empresas como Equus e Any Any, que extenderam suas linhas e criaram um elo com os consumidores fora das lojas a partir de produtos que carregam a essência das marcas.

Ações pontuais também são uma forma efetiva de aplicar o Marketing Olfativo. Em datas comemorativas, a ferramenta pode atrair o consumidor e potencializar as vendas. Esta foi a estratégia utilizada na última Páscoa pelas redes de supermercados Nacional e Mercadorama, do Walmart, presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

As empresas aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate, entre os dias 6 de março e 24 de abril. Na mensuração dos resultados, a companhia contabilizou um aumento de 30% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2010. A utilização do conceito por si só não é determinante para o desempenho das vendas, mas pode contribuir.

Marcas vêem oportunidade para impactar consumidor de forma diferente e obter receita extra (Imagem: Thinkstock) 

"O Marketing Olfativo é um adicional para promover uma experiência diferenciada. A expansão das vendas fez parte de uma estratégia maior, em que a aromatização estava inserida", afirma Sandra Valenga, Gerente de Marketing do Nacional e Mercadorama, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Shoppings devem saber administrar conceito

O shopping Granja Vianna também realizou uma ação pontual, no Dia das Mães deste ano, usando o Marketing Olfativo. Nas compras a partir de R$ 400,00, os consumidores puderam trocar suas notas fiscais por kits de aromatização para ambientes e veículos com o perfume do shopping. A estratégia pretendia criar um vínculo emocional entre o estabelecimento, inaugurado em dezembro de 2010, e os clientes.

Além de tentar promover uma identidade olfativa, os shoppings têm o desafio de administrar o espaço ocupado pelas lojas e seus respectivos aromas, sem que o consumidor passe por uma confusão de perfumes e permitindo que cada marca tenha seu terrítório respeitado. Não há critérios que regulem este processo, mas é possível que as marcas convivam em harmonia, sem prejudicar uma a imagem da outra. O ideal é que os pontos de venda tenham cheiros próximos da temática de cada empreendimento.

"Todo shopping é construído sob um conceito para atingir um público. Isso leva em conta a seleção das lojas e marcas que farão parte do estabelecimento e poderão utilizar fragrâncias da mesma família, compondo um conjunto maior. No caso do Granja Vianna, como um shopping verde, buscamos notas florais", explica Andre Svartman, Gerente de Marketing do shopping Granja Viana ao Mundo do Marketing.

Fatores que implicam na construção da identidade olfativa

O processo de Branding Olfativo envolve etapas que estudam o conceito das marcas, cores usadas nos logotipos, visão e missão das empresas, objetivos a serem alcançados e até variações geográficas. Marcas com presença expressiva no litoral, por exemplo, buscam criar aromas que lembram o mar, enquanto empresas do interior do Brasil procuram por essências que lembrem o campo, como flores. Isso não é uma regra, mas um dos critérios de identificação.

Os objetivos também são fundamentais para a criação da identidade visual. Há certos cheiros que atuam como estimulantes, na maioria das vezes ligados à comida, como de café, chocolate e pão. Associar estes aromas aos produtos é contribui para o processo de decisão de compra. As possibilidades de aplicação do Marketing Olfativo é outra vantagem para as empresas.

"Apesar de o conceito ter um apelo para a moda, ele pode ser explorado em consultórios, clínicas de estética, aromatização de domicílios e produtos, como possibilidade para as empresas de ganhar uma receita adicional", afirma Clóvis Alves, Diretor da Agência Bio Mist, agência que trabalha com Marketing Olfativo desde 2000.

Aromatização estimula ampliação de linha

Entre as empresas que aproveitaram o sucesso do Marketing Olfativo para ampliar seus negócios estão a Any Any e a Equus. Assim como acontece com outras marcas, o interesse dos clientes pela fragrância encontrada nas lojas levou as companhias a expandirem suas linhas com cosméticos e aromatizadores que levam o cheiro dos pontos de venda para a casa dos consumidores.

A Any Any já nasceu com uma identidade olfativa, em 1994. "Em 1996, as consumidoras já manifestavam interesse em levar para casa o aroma das nossas lojas. Foi aí que enxergamos a oportunidade para criar uma linha de cosméticos da marca. Hoje, contamos com sachês decorados e difusores de ar com a fragrância da Any Any", diz Camila Meurer, Coordenadora de Marketing da empresa especializada em underwear feminino e masculino, em entrevista ao portal.

Embora a venda destes produtos representem 6% do faturamento, o maior benefício é manter a marca na memória dos clientes. A Equus também lançou um home spray, em 2007, com o cheiro das lojas, após iniciar sua estratégia de aromatização, em 2005. Um dos fatores que podem ter estimulado os consumidores a desejar adquirir a essência é o perfume deixado nos produtos da marca de jeans.

"Ao levar o aroma da Equus para casa, permitimos ao consumidor estar em contato com a marca por mais tempo. Assim, começamos a fazer parte do dia a dia dos clientes, inconscientemente. Mesmo que o home spray represente apenas 2% das vendas, tornar a marca familiar para os consumidores é o maior benefício ao utilizar o Marketing Olfativo, explica Priscila Tesser, Gerente de Marketing da Equus. 


Postado por Cíntia Pfeifer

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ipanema lança nova edição de concurso que convida consumidores a criarem estampa para sandálias

A Ipanema lançou nessa semana a segunda edição do concurso cultural "Ipanema Sem Igual", que convida consumidores a usarem a criatividade para desenvolverem uma nova estampa para as sandálias.

Os interessados podem criar seus modelos acessando o hotsite do concurso e o vencedor terá seu desenho utilizado em uma edição limitada do produto.
Em 2011, a estampa vencedora (foto) foi eleita entre trabalhos de 600 participantes. A linha Ipanema Sem Igual tem foco no público teen e oferece itens colecionáveis permitindo que os pares sejam trocados entre si e usados "descombinados". A marca criou ainda os modelos "Sem Igual Gloss", com grafismos conceituais e uma tira com aroma de gloss.

Campanha transforma invenções infantis em "produtos imaginários"

A agência JWT criou uma ação com intuito de arrecadar doações para a ONG Florescer, que atende crianças carentes em São Paulo. O projeto criado pela empresa consiste em um site que tem como inspiração a imaginação das crianças assistidas pelo projeto.
À primeira vista, o site Tomorrow in a Box vende itens fantásticos. Alguns exemplos são, entre outros, uma sapatilha máquina do tempo, um lápis que resolve a lição sozinho e uma lixeira que entra lixo e sai pipoca.
Ao clicar em comprar, a pessoa tem uma surpresa: descobre que o produto não existe. Na verdade, tudo aquilo faz parte da imaginação das crianças da ONG Florescer. Foram elas que inventaram cada um dos produtos.
Se comprar, o dinheiro vira doação e a pessoa recebe o produto na forma de uma imagem em sua rede social para compartilhar com seus amigos, ajudando assim a divulgar o projeto.
Confira, abaixo, um vídeo e imagens do projeto:  


Imagem: divulgação

Imagem: divulgação 

Imagem: divulgação 

Saiba mais sobre o projeto e a ONG Florescer em http://www.tomorrowinabox.com.br/.

Coca-Cola erra e deve pagar indenização a consumidora

A promoção "Kuat dá tudo para você" rendeu dor de cabeça à Coca-Cola e a outras quatro empresas envolvidas. A marca de bebidas foi condenada pela Justiça de São Paulo, nesta terça-feira, a indenizar uma cliente em R$ 10,4 mil. O motivo? Ter comunicado, por engano, que ela havia ganho um carro avaliado em mais de R$ 50 mil.
A consumidora, na verdade, foi sorteada para ganhar um prêmio de R$ 1 mil. Quando percebeu o erro, uma semana depois, a Coca-Cola enviou notificação e ofereceu a ela um cartão de crédito no valor estipulado. Inconformada, a mulher acionou a Justiça. Segundo Rogério Barbosa, do UOL, a cliente afirma ter comprado 109 garrafas de guaraná Kuat para participar da promoção, em agosto de 2007.
Diante da resistência da consumidora, a marca de bebidas propôs R$ 15 mil para uma reconciliação, mas o valor foi recusado. A cliente insistiu em receber o carro e ainda pediu indenização de R$ 114 mil por danos morais. Houve impasse, e o assunto seguiu na ordem jurídica.
Depois da vitória em primeira instância, a Coca-Cola perdeu a briga. O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu, por unanimidade, que a consumidora sofreu uma "injusta frustração ocasionada por situação inadmissível de ser tolerada no mundo dos negócios" e os desembargadores acrescentaram que "a partir do momento em que comunicada do ganho do veículo, deixou de ter mera expectativa de direito para ter a certeza quanto a ele, o que lhe foi retirado, sendo plausível a argumentação de que foi prejudicada pela desorganização das responsáveis pelo sorteio".
No entanto, o juiz concluiu que não houve danos morais, pois "é certo, por óbvio, que não é qualquer aborrecimento ou contrariedade que dá ensejo ao pagamento de indenização por danos morais". Por fim, determinou-se que as empresas, juntas, devem pagar indenização de 20% do valor do veículo sorteado, isto é, R$ 10.400, quase R$ 5 mil a menos que a proposta de acordo feita anteriormente.
Segundo o UOL, a consumidora recorreu da decisão.

Tetra Pak premia empresas de design de embalagens

Durante a Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) a Tetra Pak entregou o prêmio do "Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica 2012" para os melhores trabalhos desenvolvidos pelas empresas de design no último ano. As agências Hub Brasil, Monstro e Sempre Comunicação receberam reconhecimento nas categorias Ouro, Criatividade e Revelação, respectivamente. Já a AMP Propaganda e a TR3S foram destaque nas premiações prata e as Black Ninja Comunicação, Narita Design, PA Publicidade receberam o troféus da categoria Bronze.
Durante o evento os profissionais foram premiados por desenvolverem os layouts das embalagens de acordo com as especificações técnicas de impressão. A ação tem o objetivo de reduzir o tempo de desenvolvimento, destacar a importância da qualidade na finalização do design das embalagens, e ainda incentivar a integração dos diversos elos da cadeia produtiva.
Além do troféu, as empresas premiadas ainda receberam o selo "Qualidade Gráfica", criado para valorizar as agências e profissionais e indicar aos seus clientes a excelência de seus trabalhos.
Imagem: divulgação

Confira a lista completa dos premiados:

Prêmio Criatividade gráfica

Agência: MONSTRO
Cliente: Globalbev Bebidas e Alimentos
Produto: Suco de Laranja Gourmet Fast Fruit

Prêmio Revelação

Agência: SEMPRE COMUNICAÇÃO
Cliente: Laticínios Rezende
Produto: Leite UHT Integral Damare

Ouro

Agência: HUB BRASIL
Cliente: Itambé
Produto: Leite UAT (UHT) Integral Itambé

Prata

Agência: AMP PROPAGANDA
Cliente: Mariza Águas Minerais
Produto: Bebida Mista de Soja e Maçã MariSoy

Prata

Agência: TR3S (leia-se: TRÊS)
Cliente: Usina de Laticínios Jussara
Produto: Leite UHT Integral Jussara

Bronze

Agência: BLACK NINJA COMUNICAÇÃO
Cliente: SABE Alimentos
Produto: Leite UHT Integral Sabe

Bronze

Agência: NARITA DESIGN
Cliente: Cargill Agrícola
Produto: Molho Pronto Peneirado Pomarola Mais

Bronze

Agência: PA PUBLICIDADE
Cliente: Grupo Pão de Açúcar
Produto: Chá Branco de Baixa Caloria TAEQ

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio+20: Coca-Cola vai instalar garrafa de cerca de 6 metros em aeroporto no RJ

Com o intuito de marcar a chegada de participantes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, a Coca-Cola lançará mão da sustentabilidade.
Neste fim de semana, a empresa vai instalar no aeroporto Antonio Carlos Jobim um painel feito com uma garrafa de quase 6 metros, formada por garrafas de 2,5L de bottle-to-bottle – embalagem PET produzida a partir de embalagens PET pós-consumo recicladas.
A obra será iluminada por lâmpadas LED, que possuem um consumo 80% menor de eletricidade que lâmpadas convencionais. A peça é criação da agência DPZ.








Postado por Cintia Pfeifer

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pesquisa no RJ aponta quem são e como se comportam os consumidores da Geração A

Esqueça a imagem de um senhor com uma bengala na mão e de costas curvadas como representação da terceira idade. Ativa, autêntica e querendo tudo para agora, a Geração A rejeita rótulos, estereótipos e tão pouco se sente representada pela mídia. O estudo Riologia, realizado no Rio de Janeiro, cunhou o termo e traçou o perfil desse novo grupo, que representa 62% dos cariocas de 60 a 75 anos.
O estudo faz parte de um projeto que abordará diferentes perfis cariocas. A decisão de começar pelo idoso levou em conta a falta de conhecimento do mercado sobre este público. No total, 577 idosos foram ouvidos durante três meses, sendo 515 na pesquisa quantitativa e 62 na qualitativa, em que foram avaliados hábitos, práticas de consumo e atitudes.
Deste total, o levantamento coordenado em conjunto pela Agência Quê e pela Casa 7 Núcleo de Pesquisa concluiu que a Geração A é formada por 67% de mulheres e 57% de homens. Entre as classes sociais, a C predomina com 64% do target e a AB fica com 62%. Em relação à idade, é maioria o grupo entre 60 e 68 anos (71%), seguido pelos consumidores de 69 a 75 anos (55%).



"Se antes essas pessoas se aposentavam, hoje elas aproveitam. A Geração A viveu a infância nos anos dourados e deu sentido à juventude, e agora dá novo sentido à vida, rejeitando rótulos e estereótipos. Eles são tudo o que pensamos que não são", avalia Tatiana Soter, Diretora de Planejamento e Atendimento da Agência Quê, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A mudança é perceptível até mesmo nas relações pessoais desse novo grupo. Hoje 26% dos novos idosos têm "ficantes", termo sequer usado na época em que eram jovens, 47% possuem vida sexual ativa e 26% estão conectados em redes sociais como Facebook e Orkut.
"Queremos consumir"
Além de ativos e autênticos, outra característica dominante na Geração A é o potencial para o consumo. Apesar de os próprios idosos se sentirem rejeitados pelo mercado, de acordo com o estudo Riologia, 71% do total de entrevistados ainda são provedores da família, 76% fazem planos para viajar e 14% possuem smartphones, indicando um forte potencial de compra.
"Nosso objetivo inicial era mostrar ao mercado novos perfis de consumo. Agora, o resultado que estamos tendo é quase um trabalho de comportamento social porque quebramos os preconceitos das gerações e, com esses resultados, elas poderão ser vistas de outras formas. A Geração A está fazendo o que já sabia fazer: mudar os padrões", contou Adriana Hack, Diretora Geral da Casa 7 Núcleo de Pesquisa, durante o evento realizado ontem, dia 5, no Rio de Janeiro, para apresentar os resultados da pesquisa.
Outro ponto revisto é que não há diferenciação na vontade de consumir das classes A, B e C. O que muda entre elas é a possibilidade e a força de compra. "Se a classe A pode ir a Paris, a classe C vai para Búzios e de todas as formas ambas viajarão. O que percebemos é que os idosos de hoje são diferentes dos de 30 anos atrás. Eles são um público com potencial de consumo gigante e certamente quem tiver um olhar atento terá oportunidade de se destacar e estabelecer uma comunicação direta com eles", explica Tatiana Soter.


Postado por Cíntia Pfeifer

terça-feira, 5 de junho de 2012

Globo Marcas será principal licenciadora de produtos da Copa de 2014

Durante um evento realizado na manhã da última quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) anunciou a Globo Marcas como a licenciadora master para os produtos oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O acordo foi assinado na semana passada e é válido até o final de 2014, incluindo também as operações da Copa das Confederações, que será realizada em 2013 no país.
A Globo Marcas terá direitos exclusivos em território brasileiro, para o licenciamento e a operação de canais oficiais de distribuição, entre eles lojas e e-commerce oficiais, e pontos de vendas dentro dos estádios.
"Estamos muito felizes em trabalhar com um parceiro tão forte em licenciamento e confiamos que sua expertise e conhecimento do mercado brasileiro farão com que as operações de varejo e merchandising em torno da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil sejam um grande sucesso", disse Thierry Weil, diretor de Marketing da FIFA.
José Luiz Bartolo, diretor de Licenciamento da TV Globo, também celebrou o acordo: "A Globo Marcas tem muito orgulho em ter sido escolhida a parceira da FIFA neste evento único. Estamos certos de que os nossos mais de dez anos de atuação no mercado brasileiro e a perfeita sinergia entre a FIFA e a TV Globo resultarão em muitos gols nesta iniciativa tão importante".


Postado por Cíntia Pfeifer

Como ser fiel ao que o cliente espera da sua marca?

Quando se pensa em fidelizar clientes, o primeiro desafio é distinguir o comportamento de compra dos diferentes grupos. Por exemplo: enquanto há uns que compram por conveniência, preço e disponibilidade, outros preferem buscar uma boa experiência de consumo. No primeiro caso, existem instrumentos já bastante difundidos que estimulam o cliente a voltar a comprar. Os cartões de compras, por exemplo, são fatores que motivam a recompra em um mesmo estabelecimento a partir da premiação por sua frequência. São, contudo, clientes volúveis, que não resistem ao primeiro "canto da sereia" que escutam da concorrência.
As operadoras de telefonia celular, os supermercados e as lojas de material de construção são dos ramos que mais enfrentam este tipo de situação, pois é comum terem estes tipos de compradores. O que os leva de volta a um estabelecimento normalmente é uma boa vantagem ou uma boa oferta, mais do que um bom serviço ou até mesmo um atendimento diferenciado. Já para aqueles que buscam uma experiência única de compra, somente uma vivência que lhe tenha dado prazer o levará de volta ao mesmo estabelecimento. Não se trata somente da qualidade do produto, de eventuais serviços agregados, do preço, da excelência do atendimento ou de qualquer outro fator isolado, mas de como ele se sente com a compra e após a compra, no serviço pós venda.
Uma loja precisa ser a representação física da marca e transmitir seus valores e sua importância através de tudo o que faz. Da aparência ao layout, do atendimento a embalagem. Vejam bons exemplos mundiais importantes como a Nike, a Gap, Ralph Lauren ou Apple. São lojas que representam expressões físicas dos ideais das marcas. Da mesma forma, existem grandes nomes do varejo, como os supermercados, que representam ou pretendem representar economia no bolso do consumidor. E o cliente compra isto! Quando a promessa da marca se desfaz, quebra-se o encanto e o cliente não volta mais. E jamais se esqueça do pós venda. Uma experiência ótima na compra se desfaz rapidamente na frustração de uma falta de atenção no atendimento. É difícil fidelizar um cliente quando ele sente que simplesmente não está recebendo o bem ou serviço que espera ou acredita que merece.
Entre o extremo da conveniência e o máximo da personalização, o que garante o sucesso das estratégias de fidelização é o permanente monitoramento de seus clientes. Entender o comportamento deles é fundamental para oferecer-lhe a melhor experiência dentro daquilo que esperam. Se analisarmos com cuidado, isto vale tanto para o cliente de conveniência quanto para aqueles mais sofisticados. No fim do dia todos buscam uma boa experiência. Enquanto para uns ela vem de uma boa oferta, outros se encantam com um serviço personalizado. A questão chave é descobrir o que motiva cada um deles e deixar claro para os mercados que deseja atingir qual é a sua proposição de valor.
Philip Kotler fala em proposição de valor e disciplina de valor. Enquanto a proposta de valor trata da promessa da marca a seu mercado, a disciplina de valor define como internamente a empresa irá responder aos desafios de cumpri-la. Outra das grandes causas de estratégias de fidelização mal sucedidas é exatamente a falta de coerência destes dois lados da mesma moeda. Uma empresa que promete preços baixos não deve e não pode oferecer um serviço premium para o qual não está preparada assim como uma empresa que oferece serviços diferenciados poderá não conseguir praticar preços baixos. Ao se misturar as coisas, corre o risco não só de perder a confiança do cliente como amargar perdas financeiras graves. Portanto, conheça seu cliente e seja fiel ao que ele espera de você. Somente assim será possível mantê-lo por perto.

Postado por Cíntia Pfeifer

Cinco dicas para vender mais no Dia dos Namorados

As datas comemorativas estão sempre entre as mais importantes para os comerciantes. No próximo Dia dos Namorados, 12 de junho, a situação não deverá ser diferente. Uma prova disso são os números da recente pesquisa feita pelo Serasa Experian, que apontou que 49% dos varejistas acreditam em um crescimento das vendas. No entanto, é válido lembrar que para acompanhar o otimismo do mercado é preciso buscar maneiras de se destacar. Além das tradicionais decorações especiais e promoções, os vendedores, figuras essenciais nesse contexto, precisam se preparar para esse aumento do consumo.
A tendência é que o fluxo de clientes nas lojas seja maior nos próximos dias e esse é o momento de investir em estratégias específicas para conquistar os consumidores. Antes de tudo, é preciso entender que cada pessoa possui um motivador de compras e o papel do vendedor é conseguir detectá-lo e conduzi-lo para a melhor opção de compra, por meio de uma negociação assertiva.
Em uma empresa com uma equipe de vendedores profissionais, o trabalho vai muito além de mostrar uma peça exposta na vitrine, ele precisa enxergar as verdadeiras necessidades dos clientes e apresentar as melhores opções de compras, buscando oferecer uma solução adequada. Quando um consumidor recebe um atendimento exclusivo, ele sai do estabelecimento mais confiante e certo de que fez a escolha ideal, valorizando seus recursos, tanto o tempo como o dinheiro investido.
O grande propósito é aproveitar os bons momentos para ganhar novos clientes e fidelizar os antigos. Além disso, aqueles que possuem domínio do processo de vendas conseguem resultados positivos com maior naturalidade. Por isso, sugiro cinco passos que ajudarão os profissionais do varejo a terem maior relevância:
Planejamento e estrutura – Estoques abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas são essenciais. Esteja atento à situação do setor e trace estratégias de vendas de acordo com o cenário. Neste ano, por exemplo, o levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que os produtos mais procurados serão roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos. Procure comercializar as melhores opções de presentes dentro da expectativa do mercado, adequando o mix de produtos e serviços a esse público.
Criatividade – Tente sair dos moldes engessados de vendas, se aproxime do cliente realizando perguntas para identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Isso fará com que ele se sinta à vontade e tenha prazer em comprar.
Aumente o ticket médio – Estimule a equipe de vendas, treinando-os para elevar o ticket médio, faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente. Além disso, sugira opções com valor agregado maior. O ideal é fugir da venda simples, na qual o cliente sai com apenas uma camiseta da loja. Por que não instruir os profissionais a terem percepção do estilo do cliente para, assim, poderem oferecer também produtos complementares, por exemplo?
Crie uma aproximação - Fuja de uma venda fria, quando o cliente entra e sai da loja em poucos minutos, mais importante que a quantidade de pessoas atendidas por dia é o valor de cada venda e a quantidade de oportunidades convertidas em negócios.

Fidelize o cliente – Quando o cliente fica satisfeito com o atendimento, ele cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra. Isso faz com que ele retorne sempre que necessário. Cliente bem atendido faz boas recomendações, que por sua vez, resultam em novos clientes.

Postado por Cíntia Pfeifer

Whisky criado para marcar coroação de Elizabeth II ganha edição especial para os 60 anos de reinado da monarca

O whisky de luxo Royal Salute lançará uma edição Royal Salute Diamond Jubilee (Jubileu de Diamante) com seu whisky 21 anos, em comemoração aos 60 anos do reinado da rainha Elizabeth II. A bebida foi criada em 1953 em homenagem à coroação da monarca.
A edição comemorativa de Royal Salute Diamond Jubilee é apresentada em um luxuoso frasco de porcelana na cor azul, que representa uma das cores das pedras da coroa britânica, a safira, e traz alguns detalhes na cor prata como o filete com o nome do whisky, idade do mesmo e brasão da destilaria. A tampa da garrafa é uma rolha revestida também na cor prata. Sua embalagem é uma caixa artesanal com um display para a visualização do rótulo. A edição estará disponível em mais de 20 mercados ao redor do mundo.
Há 60 anos, a companhia Chivas Brothers reuniu os mais raros e premiuns maltes escoceses de suas destilarias para produzir o whisky Royal Salute 21 – um gesto de respeito à nova rainha. O nome Royal Salute foi uma escolha assertiva. Deriva-se da prática tradicional da Real Marinha inglesa na qual dois navios de guerra, ao se encontrarem, disparavam todos os seus canhões num gesto de respeito e intenção de paz. Esta prática evoluiu para uma salva de 21 tiros em homenagem à realeza e aos grandes estadistas.
(Imagem: divulgação)

Hoje os whiskies da família Royal Salute são as bebidas oficiais das celebrações da realeza britânica. Portanto, a marca não poderia deixar de expressar sua homenagem à rainha. Royal Salute também realizou o Sentebale Royal Salute Polo Cup, partida de pólo beneficente, que marcou a primeira visita oficial do Príncipe Harry ao Brasil, em março de 2012.
A edição limitada Royal Salute Jubileu de Diamante estará disponível a partir de junho e continuará no mercado durante as comemorações no Reino Unido. No Brasil, será possível encontrá-la em delicatessens com o preço sugerido pelo fabricante de R$ 750. 




Postado por Cíntia Pfeifer

Garoto lança Serenata de Amor no sabor Pé de Moleque especialmente para o Nordeste


Com a proximidade dos festejos de São João em junho, tradicionais principalmente no Nordeste, a Chocolates Garoto vai lançar uma versão Serenata de Amor especialmente para a região. A novidade virá no sabor Pé de Moleque, doce típico nordestino.
O waffer do bombom terá recheio de amendoim e coberto com chocolate. As embalagens também ganharão motivos comemorativos, além de figurinhas exclusivas, com frases e expressões nordestinas.
O novo sabor será comercializado em edição limitada e poderá ser encontrado nas principais redes varejistas nordestinas em duas versões: nas caixas amarelas de 400g e 200g (que ganharão mais dois bombons Serenata Pé de Moleque) e nas embalagens de 1kg.

Postado por Cintia Pfeifer









Vai um iPad ao molho aí?

A ideia é esquisita, mas está dando o que falar. O fotógrafo Henry Hargreaves, para protestar contra o consumismo exacerbado, montou uma série em que gadgets como iPods, iPads e smartphones aparecem fritos e servidos em pratos.
Os objetos fotografados, entretanto, são apenas réplicas muito bem feitas dos originais. Feitos com papel pluma (composto de espuma e papelão) e imagens de divulgação dos aparelhos, os modelos foram "para a cozinha" sob os cuidados da especialista em design de alimentos Caitlin Levin, que desenvolveu o molho e cuidou do processo de fritura.
O objetivo do artista foi mostrar a relação entre fast-food e os eletrônicos modernos, que – para ele – são igualmente consumidos rapidamente, dando lugar a novos desejos.




Postado por Cíntia Pfeifer